Eventos 2018-2020

PIBID Educação Física, câmpus Viçosa

Foi publicado um artigo científico, neste ano, no periódico Cadernos de Formação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
O artigo foi escrito como resultado de intervenções realizadas na escola ESEDRAT. A autoria foi uma parceria com 2 (duas) bolsistas da Educação Física (2018-2020), a professora, coordenadora da área de Educação Física (Doiara), e a professora, supervisora da escola (bolsista), Deyliane.
 

Acessem o link: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2382

 

AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO E O TRATO PEDAGÓGICO DA GINÁSTICA NO ENSINO MÉDIO

Thalia Miranda Rufino, Doiara Silva dos Santos, Lualy Eugênia Santos, Deyliane Aparecida de Almeida Pereira
 
 
 
 

 

ATIVIDADES REALIZADAS PELO NÚCLEO CIÊNCIAS – 2019

O núcleo de Ciências do Pibid UFV atua em três escolas: E.M. Edmundo Lins (EMEL), E.M. Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) e a E.E. José Lourenço de Freitas.

Ao ingressar nas escolas, os bolsistas do Pibid notaram que havia distanciamento e falta de informação dos alunos, em relação ao ingresso e a participação na Universidade. Com isso, diariamente tentamos levar vivências e dinâmicas que aproximassem os alunos da UFV.

Destacamos algumas das atividades desenvolvidas nessas escolas, as quais foram direcionadas às necessidades dos alunos e dos locais, como um todo:

Na EMEL, desenvolvemos um grande projeto interdisciplinar em forma de gincana, do qual toda a escola participou. Notamos muito entusiasmo e interesse, por parte dos alunos. Cada equipe elaborou grito de guerra, coreografias e todos participaram de jogos didáticos. Contamos também com aulas práticas desenvolvidas pelos bolsistas, em laboratório.

Na CASB, contamos com o desenvolvimento de monitoria pré-coluni, monitoria de Física e a confecção de um Livro Didático direcionado aos alunos portadores de alguma deficiência. O Livro Didático teve como objetivo tornar mais lúdico e didático o ensino e a aprendizagem para esses alunos, uma vez que as atividades eram desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada um, a partir do conteúdo ensinado em sala.

A escola não conta com a estrutura física de um laboratório, de modo que um grande desafio para os bolsistas foi levar aulas práticas para a sala de aula. Reações químicas, sistemas do Corpo Humano, Reino Animal, Reino Vegetal e vários outros assuntos, que foram desenvolvidos e trabalhados de forma que os alunos pudessem ver, tocar e compreender o funcionamento de cada um.

Na Escola José Lourenço de Freitas desenvolvemos monitorias integrativas, com grande participação dos alunos. Além disso, desenvolvemos e trabalhamos, junto com toda a escola, uma Gincana, que ocorreu no segundo semestre de 2019. Por fim, também desenvolvemos uma Feira de Ciências, onde cada grupo de alunos elaborou um subprojeto de acordo com o tema.

Equipe: Bolsistas de Iniciação à Docência, professores-supervisores e coordenadora do núcleo Ciências.

Agradecemos o apoio da administração das escolas na realização das atividades.

PIBID  FIS/MAT/QUI – E.E. Dr. Mariano da Rocha

O núcleo FIS/MAT/QUI, do câmpus Viçosa, realizou várias atividades nessa escola. Segue abaixo as atividades mais destacadas.

Física nas Histórias em Quadrinhos:

Matemática

QUÍMICA

Essas atividades foram realizadas pelos bolsistas do Pibid UFV, sob coordenação da professora Marli Duflles Donato Moreira e com a colaboração da direção da E.E. Dr. Mariano da Rocha.

 

PIBID  FIS/MAT/QUI – E.E. Dr. Mariano da Rocha

Projeto Ciências com Sabor

Visando estabelecer um diálogo entre a teoria dos Componentes Curriculares Matemática, Física e Química com a prática, os PIBIDIANOS da UFV desenvolveram este projeto nas turmas do Ensino Médio, por meio da culinária e de outras atividades do cotidiano dos alunos. O objetivo desta ação pedagógica foi a construção do conhecimento de forma significativa, visto que os conteúdos abordados como densidade, meios de propagação de calor, as misturas, reações químicas, porcentagem, volume, formas geométricas e medidas foram trabalhados, considerando vivências e experiências dos discentes.

O projeto perpassou por dois momentos: Teoria – com o intuito de analisar o conhecimento prévio e introduzir os conceitos presentes na primeira receita a ser estudada; Prática – momento em que os alunos “colocam as mãos na massa”, fazendo o cupcake de chocolate, revisando e aplicando experimentalmente o conteúdo abordado.

Reiterando a valiosa aliança da prática com a teoria, os estudantes demonstraram bastante interesse nos assuntos científicos que podem ser contemplados numa simples receita de cupcake e nas aulas experimentais. Ressaltamos o empenho deles no preparo da receita e em responder as questões pertinentes ao conteúdo.

É notório que esta prática pedagógica oportuniza os alunos entenderem a funcionalidade do aprendizado de alguns conteúdos e que o Ciência com Sabor corroborou a aprendizagem significativa como um caminho para conquistar o envolvimento dos discentes na construção de seu conhecimento.

A administração da escola agradeceu e muito contribuiu para o sucesso dessa atividade. Ressalto que essa ação pedagógica foi de grande valia, trabalhou a interdisciplinaridade e aplicação imediata dos conceitos estudados na Física, Química e Matemática. Angélica das Graças Saraiva S Ferreira, Vice-Diretora da EE Dr. Mariano da Rocha.

Organizadores: coordenadora Marli Duffles Donato Moreira e supervisores André de Paula Homem (Matemática), Cristiano de Alcântara Viana (Química) e Ricardo Florêncio Alves Rocha (Física); bolsistas de Iniciação à Docência, do núcleo multidisciplinar Física/Matemática/Química, do câmpus Viçosa.

PIBID  Língua Inglesa – E.E. Santa Rita de Cássia

Projeto Be the Change (Seja a Mudança)

Esse projeto foi realizado no dia 6.5.2019, durante as aulas do ensino médio, com objetivo de promover reflexões e discussões durante as aulas, visando sensibilizar os alunos sobre seu papel na escola e sobre questões voltadas à indisciplina.

A partir disso, pode-se perceber que uma das possíveis soluções para melhorar o cenário escolar e a postura dos alunos é a junção destes com o corpo docente e toda a equipe escolar. Para concluir esse projeto, houve uma apresentação no pátio da escola, nos dias 1º e 2.7.2019, com os relatos feitos pelos alunos, durante as aulas.

Organizadores: Professores: coordenadora Gabriela Pires, supervisor Anderson Ferreira Gonçalves. Bolsistas: Ana Paula, Gisele, Janice, Júlia, Laís, Lívia, Michele, Natália, Stefany e Vitória.

foto 1 (2) 
 foto 3 (1) foto 4 (1)

PIBID  Língua Inglesa na E.E. Effie Rolfs

Em 24.11.2018, foi realizada a Feira de Conhecimento da E.E. Effie Rolfs, com a participação bastante empenhada dos integrantes do PIBID-Língua Inglesa, juntamente com os alunos da escola.

Foi trabalhada, dentro da temática sobre Consciência Negra, a campanha “Black Lives Matter” (a vida dos negros importa), convidando a comunidade escolar à reflexão.  Houve apresentação de vídeos e cartazes. Um aluno da escola apresentou o rap freestyle.

Agradecemos aos colaboradores: Janice (supervisora), Gabriela (coordenadora Pibid/Inglês), e os pibidianos Amanda, Ana Paula, Gisele, Hillen, Júlia, Laís, Lívia, Michele, Rafael e Stefany.

 imagem 1 foto 2 foto 4 foto 5

Feira de Ciências na E.E. Dr. Mariano da Rocha, Teixeiras, MG

No dia 24.11.2018, foi realizada a Feira de Ciências, com a participação dos pibidianos dos cursos de Física e de Matemática e da coordenadora do núcleo Física/Matemática/Química, do campus Viçosa. Tema: Construindo Conhecimentos com a Prática.

Organizadores: pibidianos de Iniciação à Docência, supervisores Aloísio Oliveira e André de Paula Homem e coordenadora do núcleo, Marli D. Duflles Moreira, a diretora da escola, Maria Amélia Faria Fialho Machado e vice-diretora, Angélica das Graças S. Soares Ferreira.

A Coordenação do núcleo do PIBID UFV parabeniza a toda equipe pedagógica dessa escola, aos alunos e aos pibidianos pela organização e sucesso deste evento.

Assistam:  https://youtu.be/14Hnt0_IZRw

Intercâmbio Cultural na CASB

No dia 13.11.2018, na parte da manhã, foi realizado o intercâmbio, como parte do subprojeto Espanhol, em parceria com o projeto de Extensão A volta ao mundo em várias histórias: uma proposta de letramento literário para estudantes estrangeiros.

Esse evento contou com a presença dos estudantes colombianos, José e Jhon, e peruanos, Merly e Gian, e do professor de espanhol Diego Bernal. Os alunos conheceram um pouco dos países e das cidades desses estrangeiros e estes puderam vivenciar a riqueza e beleza das regiões brasileiras, sua cultura, turismo e história. Além disso, alunos do sétimo e do oitavo ano apresentaram poemas de escritores latino-americanos, tanto em português como em espanhol.

Organizadores:  bolsistas: Paloma Fagundes, Angélica Quinelato, Thalita Ferreira, Arlindo Corrêa, Fiama de Jesus, Isabella Vaz, Aleandro Vieira, Mylena Bessa e Melissa Corrêa; supervisora, Profª Karla Januzzi e coordenadora do subprojeto Espanhol, Profª Joziane Ferraz de Assis.

 foto1 foto 5 foto 3
 foto 6 foto 4