Ciências com Sabor de Minas Gerais – Olimpíadas e e-book

Postado em 09/maio/2022

O núcleo multidisciplinar do Pibid UFV, Física-Matemática-Química, do câmpus Viçosa, coordenado pela professora Marli Duffles Donato Moreira realizou uma olimpíada com os alunos da E.E. Dr. Mariano da Rocha, localizada em Teixeiras, MG.

Os pibidianos trabalharam com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, propondo, de forma lúdica e interdisciplinar, conteúdos da área de ciências exatas, tendo como contexto as receitas típicas da culinária mineira. A participação dos alunos da escola, cento e vinte alunos, em média, foi bastante expressiva, considerando o tempo de pandemia, com todas as restrições dela decorrentes.  Este projeto teve como fundamentação teórica o conceito de Pensamento Complexo, proposto pelo sociólogo francês Edgar Morin (2004).

Participaram da cerimônia de encerramento, no dia 6/5/2022: assessora especial da PRE, Profª Cristiane Aparecida Baquim; representante da Diretoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e chefe do Departamento de Matemática, Prof. Bulmer Mejía García; diretora da E.E. Dr. Mariano da Rocha, Profª Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira; os professores-supervisores Brehna de Souza Marota Fialho, Ricardo Florêncio Alves Rocha e Rogério Pereira da Silva. Nesse evento foi apresentado o e-book Ciências com Sabor de Minas Gerais, livro de receitas, disponível em:

A seguir foram entregues três medalhas de ouro, 12 de prata e 16 de bronze aos alunos da E.E. Dr. Mariano do Rocha que se destacaram nas atividades do projeto e 106 certificados para todos os alunos participantes.