Avaliação do Seminário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSoeMM_ExsYEGc59TqJndMQxZrMBspDWGRzyzYNUgBRtiY1w/viewform
=====================================================================================
Aberto as inscrições para participação dos minicursos do VIII Seminário de Iniciação à Docência no período de 30/01/2024 a 07/02/2024.
Os minicursos ocorrerão no dia 19/02/2024 de 14h-18h.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFqG-KUjTJd9MBGBhMahHnVCSZKc80PJxJpjyPtmJAvpWFMQ/viewform
Público-alvo: Docentes e discentes de todos os níveis. Você poderá escolher até 3 opções dos 33 minicursos ofertados. Se na primeira opção as vagas estiverem esgotadas, você será matriculado na segunda ou terceira opção.
Segue abaixo a lista com os minicursos que serão ofertados durante o primeiro dia do VIII SID, segunda-feira (19/02), no período das 14h às 18h.
Minicursos VIII SID
– Minicurso 1: Elaboração de atividades adaptadas para pessoas neuro divergentes.
Núcleo: Biologia-Ciências – Florestal (CA Prof. Newton)
Local: PLI – LaboreResumo: O minicurso possui como objetivo central criar ou projetar materiais que, desde o início, sejam acessíveis para um amplo grupo de alunos, incluindo aqueles com diversas habilidades e necessidades. A adaptação de atividades refere-se ao processo de modificar uma atividade já existente para atender às necessidades individuais de um aluno ou de um pequeno grupo de alunos com necessidades específicas. Mas, antes de tudo, é preciso ter em mente que a adaptação de atividades para alunos deve estar incluída no contexto da Educação Inclusiva. Em outras palavras, a escola precisa permitir ao aluno o acesso ao currículo, mas com mudanças que contemplem as necessidades do aluno.
– Minicurso 2: O surgimento da vida, uma proposta multidisciplinar de ensino de Biologia.
Núcleo: Biologia-Ciências – Viçosa (CAs Prof.ª Denilce e Prof.ª Míriam)
Local: ECS – sala 234
Resumo: Discutir e debater o surgimento da vida na perspectiva da Astrobiologia, promovendo a interação entre as diversas ciências da natureza e afins, como a astronomia, a física, a química, a geologia, a biologia entre outras e assim consolidar uma melhor e mais ampla compreensão das hipóteses e teorias sobre o surgimento da vida.
Trabalhar o conceito de Ciências e da utilização do método científico por meio do estudo sobre o surgimento da vida.
Transformar a linguagem científica em uma proposta didática para os estudantes do Ensino Médio
– Minicurso 3: Elaboração de recursos didáticos com materiais recicláveis e de baixo custo
Núcleo: Biologia-Ciências – Viçosa (CAs Prof.ª Denilce e Prof.ª Míriam)
Local: Prédio das Licenciaturas (PLI)
Resumo: O objetivo do minicurso é capacitar os participantes para a realização e orientação na construção de modelos didáticos, jogos e maquetes, além de promover a conscientização ambiental, incentivando a reutilização de recursos e a prática da sustentabilidade no contexto educacional e além dele.
– Minicurso 4: UFV Virtual Labs – laboratório virtual para o ensino de genética e biologia molecular.
Núcleo: Ciências-Química – Florestal (CA Prof. Helder)
Local: PLI – Sala 309
Resumo: Apresentar a plataforma UFV Virtual Labs como uma ferramenta aplicada no ensino de genética e Biologia Molecular utilizando tecnologias de laboratórios virtuais 3D imersivos.
– Minicurso 5: De zero a herói: a jornada para construir um jogo didático
Núcleo: Ciências-Química – Viçosa (CA Prof. Vinícius)
Local: PLI – Sala 204Resumo: Ensinar os participantes a desenvolverem jogos didáticos para utilizá-los em sala de aula, uma vez que o direcionamento teórico e prático sobre propostas lúdicas poderá auxiliar todos/as que desejam inovar por meio de metodologias ativas. Assim, serão discutidos os seguintes tópicos: conciliação do lúdico e o didático; elaboração de materiais didáticos interativos; considerações teóricas para a criação de jogos; elaboração de artes digitais; métodos para impressão e reprodução de jogos analógicos; e construção do jogo físico (tabuleiro, cartas, peças e sua caixa). No desenvolvimento do curso, que será dividido em dois momentos, buscará a participação de todos/os no processo formativo, por meio de: (i) aulas expositivas dialogadas, utilizando recursos audiovisuais; (ii) discussão das problematizações, visando garantir o debate das questões analisadas; (iii) construção de mapas mentais, a fim de concretizar as ideias apresentadas; e (iv) discussão da aplicabilidade dos conceitos abordados no minicurso. Em um primeiro momento focaremos na discussão teórica e no segundo momento apresentaremos a construção prática de um jogo lúdico.
– Minicurso 6: Contribuições do Teatro na formação inicial e continuada dos professores: em foco o estudo teórico-prático das ações representacionais para favorecer as práticas formativas na Educação Básica.
Núcleo: Ciências-Química – Viçosa (CA Prof. Vinícius)
Local: PLI – Sala 204Resumo: Propor abordagens teórico-práticas que demonstrem a importância das improvisações teatrais e das ações representacionais em sala de aula (júri simulado e dinâmicas variadas, por exemplo). Isso como forma de preparar os professores em formação inicial e continuada para desenvolverem práticas formativas ativas e que são consideradas essenciais à docência na Educação Básica, focadas na construção social do conhecimento. Nesse sentido, buscamos com este minicurso discutir a importância das improvisações teatrais na educação e algumas possibilidades de ações representacionais em sala de aula. Tudo isso na tentativa de colaborar para o desenvolvimento profissional docente em diferentes âmbitos, tal como na oratória, na postura assumida em sala de aula, nas diferentes formas de mediação do conhecimento e nos modos de interagir com o próximo. Por fim, acreditamos que isso pode contribuir para mitigar a ansiedade e o medo frente ao público, o que gera uma situação de pânico e apatia em muitos professores.
– Minicurso 7: Propostas metodológicas e comunicacionais para favorecer a inclusão na Escola e a mediação do conhecimento em sala de aula.
Núcleo: Ciências-Química – Viçosa (CA Prof. Vinícius)
Local: PVA – sala 172Resumo: Discutir a capacitação de futuros/as professores/as para desenvolverem práticas pedagógicas inclusivas, contemplando diferentes alunos da inclusão, além de criar espaços educacionais acessíveis a todos/as, de modo a atender às diferentes demandas inclusivas, acolher as diferenças e incentivar o desenvolvimento da autonomia dos/as alunos/as.
– Minicurso 8: Explorando novos saberes para além da sala de aula: estratégias metodológicas para o ensino em espaços não formais de educação
Núcleo: Ciências-Química – Viçosa (CA Prof. Vinícius)
Local: PVA – sala 223
Resumo: Discutir propostas de ensino diferenciadas para os professores articularem práticas formativas aplicadas aos distintos espaços não formais de educação. Para tanto, propõe-se apresentar uma abordagem teórico-prática relacionada aos espaços não formais de educação, trazendo os conhecimentos necessários para se aproveitar todo o potencial desses locais, que extrapolam os limites das salas de aula tradicionais e permitem aos alunos experienciarem uma forma diferenciada de aprender.
– Minicurso 9: Interdisciplinaridade no Ensino
Núcleo: Educação do Campo – Viçosa (CA Prof.ª Tatiana)
Local: CEE – sala 06
Resumo: Discutir os fundamentos e epistemologias da interdisciplinaridade, identificar a interdisciplinaridade nos diferentes níveis da organização da educação básica e ter subsídios para o planejamento interdisciplinar na escola e na sala de aula com foco no trabalho coletivo.
– Minicurso 10: Conhecimentos procedimentais e éticos da intervenção profissional das profissões regulamentadas
Núcleo: Educação Física – Florestal (CA Prof. Trigo)
Local: PLI – Life
Resumo: Propor uma reflexão do exercício profissional sob a ótica da Ética Profissional.
– Minicurso 11: Possibilidades de intervenção não rotineira na escola: o Projeto Nade bem, Nade melhor
Núcleo: Educação Física – Florestal (CA Prof. Trigo)
Local: PLI – Auditório
Resumo: Apresentar as ações positivas de um Projeto de Natação com escolares.
– Minicurso 12: Explorando o Chat GPT: Formação de Professores e ética na utilização de sistemas de IA em sala de aula
Núcleo: Educação Física – Viçosa (CA Prof.ª Doiara)
Local: DES – sala 208
Resumo: Apresentar o conceito de Chat GPT e suas aplicações no contexto educacional Explorar estratégias de integração do Chat GPT em práticas pedagógicas Analisar questões éticas e o uso do Chat GPT em sala de aula Promover um espaço de discussão e reflexão sobre as possibilidades e desafios de utilização de sistemas de IA na formação de professores.
– Minicurso 13: Elaboração de recursos pedagógicos de tecnologia assistiva no contexto da educação inclusiva
Núcleo: Educação Física – Viçosa (CA Prof.ª Patrícia)
Local: DES – Sala 302
Resumo: Promover os conhecimentos básicos sobre os recursos pedagógicos de tecnologia assistiva no contexto escolar refletindo sobre possibilidades de construção dos mesmos
– Minicurso 14: Confecção de histórias de fantoches de meias/eva
Núcleo: Educação Infantil 1 (CA Prof.ª Márcia)
Local: PVA – Sala 162Resumo: Confeccionar histórias, adaptando-as para diferentes faixas etárias
– Minicurso 15: Confecção de história de fantoches de sombras
Núcleo: Educação Infantil 1 (CA Prof.ª Márcia)
Local: PVA – Sala 209Resumo: Confeccionar histórias, adaptando-as para diferentes faixas etárias
– Minicurso 16: Projetos em Ação: Construindo caminhos interdisciplinares por meio de atividades lúdicas
Núcleo: Educação Infantil (CA Prof.ª Naise)
Local: LDI
Resumo: O presente minicurso tem como objetivos:
Promover discussões sobre as possibilidades de elaboração de projetos educacionais alinhados aos objetivos pedagógicos, considerando recursos disponíveis, tempo, os direitos das crianças, os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem.
Promover reflexões sobre como os projetos podem ser desenvolvidos de maneira interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma visão mais holística do ensino.
Estimular o trabalho docente através de atividades lúdicas que contribuam com o desenvolvimento de diferentes habilidades do Professor(a).
– Minicurso 17: Temas étnicos raciais na educação infantil: possibilidades de ações na educação infantil
Núcleo: Educação Infantil (CA Prof.ª Naise)
Local: LDI
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos:
Promover a discussão acerca da importância de se trabalhar temas étnicos raciais na educação infantil.
Propiciar reflexões acerca do nosso papel enquanto professor/ra em trazer referências de pessoas negras para as crianças.
Proporcionar elementos teóricos/práticos para que os profissionais reflitam sobre os temas sociais importantes para se abordar com as crianças por meio da ludicidade.
– Minicurso 18: Arduino e suas aplicações em aulas experimentais de Física
Núcleo: Física – Viçosa (CA Prof. Eduardo)
Local: PLI – sala 107Resumo: Apresentação introdutória sobre o arduino e diferentes aplicações voltadas para o Ensino de Física.
– Minicurso 19: Ensino de História Indígena da Zona da Mata mineira: uma proposta interdisciplinar
Núcleo: História – Viçosa (CA Prof.ª Priscila)
Local: DHI – (2º andar)Resumo: A região da Zona da Mata mineira foi ocupada por diversos povos indígenas, como Puris, Coroados, Coropós e Botocudos. A partir do século XVI, esses povos foram submetidos a violenta incorporação na estrutura produtiva colonial portuguesa por meio da escravidão e da evangelização. Apesar da resistência indígena, a violência colonial não teve fim após a independência. A escrita sobre essa história foi feita de silêncios e preconceitos. Nos últimos tempos, há uma busca da historiografia em contrapor as narrativas de extermínio dos indígenas e de incorporação completa dos sobreviventes à sociedade dominante. Somado a isso, existe a pressão de movimentos sociais, como o Movimento Puri de Retomada da Zona da Mata- Uxo Txori, e leis, como a lei federal 11.645, de 2008, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. O objetivo do minicurso é analisar tópicos da história dos povos indígenas da Zona da Mata mineira demonstrando a importância deles na construção ambiental, política, social, econômica e cultural da região. Entre tais tópicos, estão as conquistas coloniais e as resistências indígenas. Trataremos deles à luz de estudos históricos e antropológicos, elaborados também pelos próprios povos indígenas. Tais pesquisas são parte de uma área de estudos interdisciplinares chamada de História Indígena, responsável por conferir mais visibilidade e inteligibilidade às ações e percepções históricas dos povos indígenas, que fogem de estereótipos e maniqueísmos. Essa abordagem é fundamental tanto para uma compreensão das múltiplas possibilidades de ensino da história local quanto para o aprimoramento do processo de democratização da sociedade brasileira.
– Minicurso 20: Avaliação no Ensino de História
Núcleo: História -Viçosa (CA Prof.ª Vanessa)
Local: DHI – AuditórioResumo: Apresentar possibilidades de elaboração, aplicação e correção de avaliações.
– Minicurso 21: A sensibilização pela palavra poética: como ler textos literários
Núcleo: Língua Portuguesa – Viçosa (CA Prof.ª Natália)
Local: Recanto das cigarras.
Resumo: Para os professores de Língua Portuguesa, a ação de ler textos literários em voz alta, durante as aulas, é ação incontornável que, não raro, traz alguma insegurança, fomentando uma crença traduzida em frases como: “não sei declamar”, “não levo jeito”. De fato, a poesia, por particularidades relacionadas ao ritmo e ao uso por vezes diferenciado da pontuação e do sentido das palavras, coloca certas dificuldades que precisam ser enfrentadas. Este minicurso pretende evidenciar aos participantes que a leitura em voz alta de textos literários escritos em prosa e, sobretudo, em verso, pode ser feita por todos, com base em um conjunto de técnicas que serão treinadas ao longo do encontro. A partir delas, procura-se demonstrar a importância da preparação prévia da leitura, uma vez que ela se constitui como uma primeira interpretação do texto literário. Recomenda-se que os participantes tragam impresso um texto literário, de sua livre escolha, para aplicação das técnicas apresentadas e constituição do produto final da oficina.
– Minicurso 22: Análise do discurso como hermenêutica científica em busca dos efeitos de sentido do texto
Núcleo: Língua Portuguesa – Viçosa (CA Prof. Rony)
Local: DLA – Sala 112Resumo: Apresentar aos participantes do VIII SID 2024 as potencialidades da Análise do Discurso como “ferramenta” metodológica para leitura e compreensão de textos. Apoiados alguns princípios e categorias da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, pretendemos mostrar, ao mesmo tempo, o funcionamento do discurso e as funções da linguagem em diferentes contextos e situações, evidenciando os efeitos de sentido possíveis de textos diversos.
– Minicurso 23: A escrita autoetnográfica na formação de professores
Núcleo: Língua Espanhola – Viçosa (CA Prof.ª Joziane)
Local: DLA – AuditórioResumo: O objetivo deste minicurso é apresentar a potencialidade da escrita autoetnográfica para a formação inicial de professores e para a pesquisa em ensino e aprendizagem. Propõe-se iniciar com considerações acerca da autoetnografia e das emoções, expor conceitos e exemplificações, e concluir com um exercício auto etnográfico.
– Minicurso 24: Como lidar com os desafios que impõem as interferências entre o português e o espanhol nas produções escritas em L2 e na tradução.
Núcleo: Língua Espanhola – Viçosa (CA Prof. Juan)
Local: LA – Sala 115
Resumo: A partir de um trabalho prático, vamos propor uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios que nos colocam duas línguas próximas como o português e o espanhol no processo de aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Baseando-nos em uma perspectiva contrastiva entre estas duas línguas, propomos trabalhar com a tradução de textos do português para o espanhol. Focaremos nossa reflexão e nossa prática em aspectos da língua que costumam gerar erros ao traduzir da L1 para o espanhol ou mesmo ao produzir textos diretamente em L2. Assim, nos debruçaremos nas dificuldades que acarretam as interferências que se manifestam no uso do pronome pessoal em espanhol, dos pronomes clíticos (de complemento ou reflexivos), dos conectivos, de expressões idiomáticas lexicalizadas ou cristalizadas, sem deixar de trabalhar o léxico e a sintaxe como um todo. Como resultado, visamos, por um lado, despertar a sensibilidade para uma necessária reflexão linguística ao lidar com línguas próximas como o português e o espanhol e, por outro lado, trazer uma contribuição prática que possa melhorar o desempenho dos participantes da oficina nas suas produções escritas em língua espanhola.
– Minicurso 25: On voyage à Nice: um guia de sobrevivência para viajantes!
Núcleo: Língua Francesa – Viçosa (CA Prof. Nilson)
Local: DLA – sala 109
Resumo: O presente minicurso tem por objetivo principal promover o primeiro contato de estudantes iniciantes na língua francesa com o idioma, através de uma abordagem cultural e contextualizada.
– Minicurso 26: O francês pelo mundo: língua e culturas francófonas
Núcleo: Língua Francesa – Viçosa (CA Prof. Nilson)
Local: DLA – sala 109
Resumo: Apresentar a língua francesa e as culturas francófonas para iniciantes no idioma.
– Minicurso 27: Utilização de ferramentas interativas no ensino de Línguas Estrangeiras: relação entre criatividade e aprendizado
Núcleo: Língua Francesa – Viçosa (CA Prof. Nilson)
Local: DLA – sala 109Resumo: Apresentar algumas ferramentas virtuais e interativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
– Minicurso 28: Como assuntos relevantes da atualidade podem ser trabalhados nas salas de aula.
Núcleo: Língua Inglesa – Viçosa (CA Prof.ª Hilda)
Local: DLA
Resumo: O minicurso tem como objetivo promover a discussão acerca de assuntos relevantes da atualidade, tais como inteligência artificial e racismo. Apresentaremos algumas atividades referentes a estes tópicos que podem ser trabalhadas nas salas de aula por professores de linguagens de modo a despertar o pensamento crítico dos estudantes. Esperamos contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem se torne cada vez mais cativante, dinâmico e lúdico.
– Minicurso 29: Positive Teaching: Uso recreativo de jogos e canções num ensino humanizado de Inglês.
Núcleo: Língua Inglesa – Viçosa (CA Prof.ª Hilda)
Local: DLAResumo: O presente minicurso tem como objetivo demonstrar de maneira prática as possibilidades pedagógicas contidas no “Positive Teaching”, uma forma humanizada de ensino que visa o bem-estar físico e psicológico do docente e dos discentes. As ferramentas didáticas utilizadas no minicurso são os jogos e a música, instrumentos que permitem uma convivência mais descontraída em sala de aula enquanto todos envolvidos no processo aprendem juntos. A dinamicidade, a criatividade e a ludicidade são os pontos focais da proposta, que espera auxiliar professores em sua jornada e na formação de uma comunidade discente cada vez mais positiva.
– Minicurso 30: O JOGO DE XADREZ: História e Desafios.
Núcleo: Matemática – Viçosa (CA Prof.ª Marli)
Local: PLI – Sala 312
Resumo: Conhecer e explorar as potencialidades pedagógicas do jogo de Xadrez.
– Minicurso 31: O brincar na formação dos educadores e educadoras
Núcleo: Pedagogia – Viçosa (CA Prof.ª Cacá)
Local: CEE – sala 10
Resumo: Despertar o educador brincante. Entender que a brincadeira deve estar presente na educação escolar, em todos os segmentos, não só na educação infantil.
– Minicurso 32: Sociologia das relações família escola
Núcleo: Pedagogia – Viçosa (CA Prof.ª Wania)
Local: DPE – Sala 304
Resumo: Discutir as influências das famílias de camadas populares no desempenho escolar dos filhos.
– Minicurso 33: O papel ativo dos estudantes através da pesquisa: como utilizar entrevistas e questionários no Ensino Médio
Núcleo: Sociologia – Viçosa (CA Prof. Ícaro)
Local: DCS – sala 310
Resumo: O sociólogo Bernard Lahire nos alerta sobre o ensino enciclopédico que ocorre durante a aprendizagem de diversas disciplinas no Ensino Médio. A apresentação exaustiva de teorias, autores, fórmulas e exemplos abstratos muitas vezes se torna um obstáculo para a apreensão de conteúdos importantes para os estudantes em formação. Nesse sentido, o principal objetivo deste minicurso é apresentar a prática de pesquisa como uma metodologia a ser utilizada pelos estudantes no Ensino Médio, fomentando um papel ativo entre eles e uma autonomia na busca por compreender melhor a realidade que os cerca. A partir disso, serão desenvolvidos e discutidos dois métodos principais, a entrevista e o questionário. Serão abordados seus aspectos positivos e negativos, os tipos possíveis, a elaboração de roteiro e perguntas, finalizando com uma atividade prática para aplicação dos saberes apreendidos. Público-alvo: Docentes e discentes de todos os níveis.
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS (21/02/2024 DE 08H ÀS 12H)
=====================================================================================
Segue a lista dos Minicursos com os nomes dos inscritos
Lista de inscritos Minicursos VIII SID 16_02_2024
Links dos vídeos do VII SID e IV ERP
Abertura: https://youtu.be/HG6sI7QlRRU
Mesa-Redonda: https://www.youtube.com/watch?v=H69NzPRLF8o
Atividade Cultural, relatos de ex-pibidianos e ex-residentes e encerramento: https://www.youtube.com/watch?v=MqmYJAefrGM
Programação Oficial atualizada
Organização das apresentações de trabalhos do VII SID e IV ERP
Grupo 1: dia 18 nov, das 8h às 10h
Sala 1: Meet https://meet.google.com/ehp-yoht-scx
1. Pibid Biologia-Ciências Florestal (CA Prof. Helder);
2. Pibid Geografia;
3. PRP Educação Física Florestal.
Sala 2: Meet https://meet.google.com/mwu-xtnk-qmi
4. Pibid Biologia-Ciências Florestal (CA Prof. Newton);
5. Pibid Física-Matemática-Química Viçosa;
6. PRP Geografia.
Sala 3: Meet https://meet.google.com/pki-rfzk-sue
7. Pibid Ciências-Biologia Viçosa;
8. Pibid Física-Matemática-Química Florestal;
9. PRP Educação Física Viçosa.
Sala 4: Meet https://meet.google.com/usv-urbt-gre
10. Pibid Educação do Campo (CA Prof.ª Élida);
11. Pibid Educação Física Viçosa;
12. PRP Física-Matemática-Química Florestal.
Grupo 2: dia 18 nov., das 10h às 12h
Sala 5: Meet https://meet.google.com/vjj-quhx-ssz
13. Pibid Educação do Campo (CA Prof.ª Tatiana);
14. Pibid Educação Física Florestal;
15. PRP Física-Matemática-Química Viçosa.
Sala 6: Meet https://meet.google.com/pgs-uyzz-cjd
16. Pibid História;
17. Pibid Língua Espanhola;
18. PRP Biologia Florestal.
Sala 7: Meet https://meet.google.com/poo-dfpp-ogt
19. Pibid Língua Inglesa;
20. Pibid Pedagogia;
21. PRP Biologia Viçosa.
Sala 8: Meet https://meet.google.com/iyd-zvzo-mob
22. Pibid Língua Portuguesa;
23. Pibid Sociologia;
24. PRP Alfabetização-Pedagogia.
INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ ÀS 11h30min DO DIA 16.
– de 6 a 15 de novembro de 2021: https://bit.ly/VIISIDIVERP.
MINICURSOS VII SID e IV ERP – lista atualizada, com o local de realização de cada um.
Realizaremos o VII Seminário em conjunto com o IV Encontro do Programa de Residência Pedagógica, PRP-UFV. Lembramos de que o Pibid e o PRP são programas da Capes e apresentam um seminário (ou encontro) por ano.
O projeto 2020-2022 possui 224 bolsistas estudantes, 56 voluntários (280 discentes), 9 coordenadores bolsistas e 5 voluntários (14 docentes, no Pibid; residentes (discentes bolsistas e voluntários, orientadores (coordenadores dos núcleos), preceptores (docentes das escolas de educação básica) – PRP.
São 15 núcleos, no Pibid e cinco, no PRP, contemplando licenciandos selecionados em todos os cursos de Licenciatura da UFV. O Pibid atua na formação docente dos estudantes dos primeiros períodos e o PRP, na formação dos estudantes dos últimos períodos dos cursos de graduação em licenciatura.
O evento é totalmente on-line e, na programação, constam os locais onde serão realizados cada um dos espaços.
Período: 16 a 18 de novembro de 2021. Agendem!
Objetivo: Promover a interação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (EPRP), com apresentação de experiências e discussões sobre os Impactos da Pandemia na Formação Docente.
Público Alvo: bolsistas e voluntários do Pibid/UFV e do PRP/UFV, licenciandos, em geral, professores da Educação Básica e de cursos de Licenciatura da UFV.
VIII Seminário do Pibid e IV Encontro do PRP – 2021