Livro: SOBREVIVÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PIBID-UFV DURANTE A PANDEMIA: UM LIVRO SOBRE VIVÊNCIA.
Disponível em: Livro PIBID 2024_web
=====================================================================================
E-book CIÊNCIAS COM SABOR DE MINAS GERAIS – uma produção do núcleo multidisciplinar Física-Matemática-Química, realizada em parceria com a E.E. Dr. Mariano da Rocha, Teixeiras, Minas Gerais.
Disponível em:
Gabriel Oliveira, pibidiano do projeto 2018-2020 (Educação Física), defendeu o trabalho de Conclusão de Curso cujo título é:
“PROFESSOR: SER OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO”: O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Gabriel concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física em 2021 e pretende publicar os resultados da pesquisa em formato de artigo em periódicos da área.
Resumo do TCC:
Analisando as políticas voltadas para a consolidação da qualidade do ensino público no Brasil, percebemos que, a partir de 2007, por meio de uma incorporação legislativa, foram elaboradas ações de incentivo à formação inicial de professores da educação básica, dentre as quais destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa constitui uma das ações que tiveram maior abrangência em âmbito nacional, mobilizando um número considerável de professores e alunos de instituição de ensino superior e da educação básica em todo o País. Por esse motivo o programa passou a ser uma temática abordada em diversas produções acadêmicas nas diferentes áreas de conhecimento, dentre elas a Educação Física, campo onde o presente estudo se enquadra e tem como objetivo geral examinar os impactos do PIBID sobre a formação e a atuação profissional de graduandos e graduados do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Buscando perceber o impacto das experiências advindas das atividades realizadas dentro do programa sobre a escolha ou permanência na profissão docente, a concepção sobre a formação inicial e a perspectiva de atuação profissional desses indivíduos, a escolha metodológica foi a realização de um grupo focal com ex-pibidianos da referida instituição. A partir da análise dos dados coletados, foi possível perceber que as experiências oriundas do PIBID foram importantes para a consolidação de saberes que permeiam a prática docente, aproximando os sujeitos de conhecimentos e experiências que englobam a atuação do professor no campo da Educação Física, sendo essas responsáveis por influenciar a manifestação de sentimentos, sentidos e significados que impactaram a compreensão e as decisões dos sujeitos acerca de “ser professor”.
Palavras-chave: PIBID. Educação física. Formação de professores. Políticas públicas.
Jornal da E.E. Dr. Mariano da Rocha, com atividades do núcleo multidisciplinar FIS/MAT/QUI.
A edição nº 9, de junho/2019, do jornal da E.E. Dr. Mariano da Rocha, da cidade de Teixeiras, MG, traz vários artigos que mostram as atividades que os pibidianos vêm realizando, nas áreas de Física, Matemática e Química, vinculadas ao núcleo multidisciplinar, coordenado pela professora Marli Duffles Donato Moreira, da UFV, e supervisionado pelos professores da escola: André de Paula Homem, Cristiano de Alcântara Viana e Ricardo Florêncio Alves Rocha. Sempre contando com o apoio incondicional da administração da escola, diretora, Profª. Maria Amélia Faria Fialho Machado e vice-diretora, Profª. Angélica das Graças Saraiva de Souza Ferreira. Ei-lo: https://drive.google.com/drive/u/2/my-drive
Vejam o jornal da E.E. Alice Loureiro: Jornal Alice em Ação edição I/2017
Carta FORPIBID: Carta-de-curitiba_2016
O Todos pela Educação, em parceria com a Editora Moderna, publicou o estudo “Formação de professores no Brasil: diagnóstico, agenda de políticas e estratégias de mudança“.
Jornal Ciência Popular_EM Artur Bernardes_4/2016